Sunday, January 16, 2011

Uma ourivesaria é assaltada por dia desde o início do ano

Assaltam ourivesaria a 300 metros da PSP


GNR, PSP e PJ pedem criação de unidade especial para investigar assaltos a ourivesarias, que deverá avançar esta semana. Ontem foi assaltada loja no centro de Odivelas.

Todos os dias, desde o início do ano, uma ourivesaria é assaltada em Portugal. Grupos encapuzados e armados agem cada vez com maior violência, utilizando viaturas para arrombarem as lojas. Os assaltos violentos já tinham marcado as últimas semanas de 2010. Em Dezembro foram assaltadas 53 ourivesarias.

A crise e o alto preço do ouro no mercado - a atingir os 34 euros o grama - podem ser uma explicação e de acordo com a presidente da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) "pouco mais há a fazer". Os comerciantes têm investido em sistemas de segurança e a polícia mostra-se atenta ao problema. A PJ tem uma linha directa, de alerta, destinada aos ourives, mas a escalada de violência não pára.

Os assaltos às ourivesarias têm vindo a acontecer um pouco por todo o País e nem as dos centros comerciais escapam. Estão a preocupar as autoridades. GNR e a PSP apelaram, quase em simultâneo, ao Gabinete Coordenador de Segurança (GCS) para constituir uma equipa mista de investigação, com estas forças de segurança e a Polícia Judiciária, para, em conjunto e partilhando informação, conseguirem capturar os criminosos. Esta medida ainda está a ser desenvolvida pelo GCS e deve ser anunciada esta semana.

O caso mais recente ocorreu ontem na Ourivesaria Moderna, no número 12 da Rua Dr. Fernando da Cunha, em Odivelas. Em apenas "dois ou três minutos", dois homens encapuzados e armados com uma caçadeira e um revólver assaltaram ontem de manhã uma ourivesaria no centro de Odivelas, que "deve ter rendido uma fortuna", disseram ao DN vários moradores na zona.

Fonte da PSP refere que o assalto ocorreu pelas 11.15. O estabelecimento fica situado numa esquina muito movimentada, com a passagem de muitos carros e pessoas a pé. Mas esse facto não dissuadiu os assaltantes. Dois deles, com uma caçadeira e um revólver, entraram e ameaçaram o proprietário, que estava sozinho, mas não o agrediram, disse a mesma fonte policial, adiantando que roubaram peças de ouro, num valor total ainda desconhecido, mas não levaram dinheiro.


"Aquilo é trabalho de profissionais. Eles já sabiam ao que vinham. Foi tudo muito rápido e ninguém se apercebeu de nada", relatou um vizinho, que preferiu não ser identificado, ao DN.

"Dois deles entraram na ourivesaria e um terceiro ficou à espera dentro de uma carrinha preta Audi A4, estacionada mesmo à porta da ourivesaria, em cima da passadeira para peões", relatou o mesmo morador, acrescentando que, "já dentro da loja, partiram a montra grande que dá para a rua e outra que fica por trás do balcão".

Outra testemunha - que também não se quis identificar - disse que "o alarme começou a tocar quando eles partiram a montra. Pegaram nas peças de ouro, correram para o carro e arrancaram em alta velocidade em direcção à Câmara de Odivelas, que depois dá acesso à CREL. Mas tinham de conhecer bem o caminho, porque é complicado". Segundo outro morador, "alguém anotou a matrícula da carrinha, que é recente". Com base nesses dados, a PSP verificou que a viatura era furtada. Quando os agentes ali chegaram, já nada havia a fazer. Criaram um perímetro de segurança e aguardaram pelos elementos da PJ, que procederam à recolha de dados.

"Fernando, o dono da ourivesaria, esteve a apanhar os vidros das montras partidas e as peças de ouro que os ladrões deixaram espalhadas pelo chão. Ele disse desconhecer o valor do roubo, mas calcula que deve ter sido uma fortuna. Eles levaram muita coisa", contou um dos vizinhos que se concentraram no local do assalto. Esta ourivesaria já foi assaltada três ou quatro vezes nos últimos anos, disseram ao DN. "Tem muito ouro à vista. Aquilo é um exagero", alvitra um morador.

Outros residentes sublinham que "nesta zona há bastantes assaltos, tanto a pessoas, como a carros, casas e lojas". Um deles alerta que "isto está cada vez pior, porque o Casal de Cambra está cheio de estrangeiros."

"ISTO ESTÁ CADA VEZ PIOR "PORQUE" O CASAL DE CAMBRA ESTÁ CHEIO DE ESTRANGEIROS"?PORRA MAS ELES NÃO VIERAM PARA NOS ENRIQUECER?PARA NOS PAGAR A PENSÃO?AINDA "ESTRANGEIROS"?MAS O QUE É QUE ANDAM A FAZER AS "ASSOCIAÇÕES", O ANTÓNIO COSTA?O SOS?E O SEF...ESSES BUROCRATAS QUE SÓ EMPATAM A COISA, A NÃO SER QUE AS GAJAS SEJAM MESMO BOAS EM TUDO...
COMO VÊM A LEI DAS ARMAS É BESTIAL.OS CORDEIRINHOS PODEM SER LEVADOS AO MATADOURO PELA DIFERENÇA, SEMPRE COM AS DITAS, PORQUE ESTÃO DESARMADOS...
PREPAREM-SE PARA SEREM ESCRAVIZADOS PARA SALVAREM O PLANETA.DAR A OUTRA FACE, AS VOSSAS FILHINHAS, PAGAREM O "DÍZIMO" E APLAUDIREM O ANTÓNIO COSTA & COMPANHIA DE "O MUNDO É UM SÓ" MAS POR NOSSA CONTA...

No comments: