Saturday, September 18, 2010

O QUE MAIS POR AÍ EXISTE SÃO FALSOS PORTUGUESES

Angolano
Quatro filhos enganados pelo pai durante 19 anos
por LUÍS FONTESHoje


Homem falsificou registo de nascimento para conseguir BI 'verdadeiro'. Filhos foram registados com falso nome do pai

Um homem de 41 anos, angolano, conseguiu enganar as autoridades portuguesas e os próprios filhos durante 19 anos, em que utilizou documentos falsos.

Ontem esteve perante um juiz de instrução criminal a contar a sua rocambolesca história de vida. Aos quatro filhos vai ter de justificar que os respectivos documentos de identificação pessoal não são válidos. Viveram até ao momento da detenção do pai a pensar que eram filhos de um português, mas o destino mudou-lhes as origens com uma investigação da Polícia Judiciária. A família arrisca agora ser expulsa de Portugal por um erro cometido há 19 anos.

"O suspeito conseguiu inicialmente falsificar uma certidão de nascimento em que alterou apenas o primeiro nome", contou fonte da Polícia Judiciária (PJ). Com essa alteração, segundo a mesma fonte, conseguiu obter o bilhete de identidade com o selo da República Portuguesa

Legalizado em Portugal, o homem com pátria e nome alterados emigrou para Inglaterra. "Foi trabalhar para o estrangeiro e constituiu família", revelou a fonte policial.

Os filhos cresceram e apesar de saberem que os avós eram angolanos nunca questionaram o facto de no bilhete de identidade estar a nacionalidade portuguesa.

O homem detido pela PJ cometeu um "pequeno" erro. "Estava em Portugal e tentou tirar o cartão de cidadão", explicou a fonte.

Um funcionário desconfiou e alertou as autoridades. O primeiro nome que constava no registo de nascimento não era compatível como bilhete de identidade.

Com esse mesmo BI, obtido de forma fraudulenta, o suspeito conseguiu registar-se na Segurança Social, Finanças, Serviço Nacional de Saúde e abrir contas bancárias até viajar e viver na comunidade europeia.

Ontem, dia de festa para todos os angolanos - feriado do Dia do Herói Nacional -, prestou declarações em Lisboa acerca da sua real identidade. Por enquanto vai permanecer em Portugal com termo de identidade e residência até ao final do processo. Aguarda ordem para eventual expulsão do País. Ele e os quatro filhos de um pai com nome falso.

Em finais de Julho, a PSP de Lisboa deteve nove angolanos. Além da falsificação de cheques, o grupo dedicava-se à falsificação de bilhetes de identidade portugueses, cartas de condução, autorizações e cartões de residência, de nascimento, de registo criminal e documentos de viaturas.


MAS MAMAM DE QUALQUER MANEIRA.A CADA UM SEGUNDO AS SUAS NECESSIDADES MESMO Á CUSTA DA "DÍVIDA".QUE PAGUEM OS BRANCOS...

No comments: