Sunday, May 23, 2010

A CAMINHO DUM GRANDE BORDEL SUSTENTADO PELA SEGURANÇA SOCIAL

Polícia


Homem mata a filha e a companheira à facada
Duplo homicídio ocorreu após várias ameaças de morte do agressor, nas torres de S. Victor, em Braga
01h00m
PEDRO VILA-CHÃ
Uma mulher, de 32 anos, e a filha desta, de dez anos, foram brutalmente assassinadas pelo companheiro e pai da menor, na madrugada de ontem, numa das torres cinzentas de S. Victor, Braga, na Rua Luís Soares Barbosa. As ameaças do agressor eram constantes.

Sérgio, de 35 anos, conheceu Zulmira, de 32 anos, com o nome de Paloma na actividade de acompanhante. Não gostava que Zulmira Tarmamad, moçambicana de nascimento, se prostituísse, razão de todas as desavenças do casal. As ameaças eram constantes, relatam os familiares da vítima.

Porém, ainda não estão apuradas as razões que terão levado Sérgio (operário da construção civil mas desempregado) a assassinar a filha, Índia, de dez anos. Terá sido essa a razão que levou Zulmira a abandonar o apartamento e a procurar ajuda no exterior. Acabou esfaqueada no hall do sétimo andar, junto à porta do elevador.

Terá sido uma amiga da vítima (normalmente dava-lhe boleia quando ia para "o trabalho") que, às 7 horas da manhã, deu conta do fatídico desfecho, ante o sangue que salpicava as paredes e a presença do corpo morto de Zulmira, no hall do sétimo andar, e deu o alerta às autoridades. Cerca das 9 horas, agentes da PSP contactavam o irmão da vítima, Hugo Mendonça, que reside no primeiro andar do mesmo prédio. Foi-lhe pedido que se deslocasse ao sétimo andar para identificar a vítima, sua irmã. Apenas lhe foi permitido ver o rosto, pois o corpo apresentava diversas facadas.

Depois de terem efectuado o levantamento do cadáver, os agentes da Polícia Judiciária de Braga, ajudados pelos elementos do INEM, procederam a investigações no interior do apartamento, altura em que descobriram a menina, Índia Luana Estorões, de dez anos, na sala, também morta com arma branca, segundo as autoridades. No quarto, descobriram Sérgio Estorões, também ele com ferimentos de arma branca. Segundo fonte ligada à investigação, o indivíduo ter-se-á tentado suicidar, após os actos macabros que havia praticado.

No entanto, havia quem defendesse a tese que Sérgio terá infligido os golpes a si próprio, na tentativa de arranjar um álibi, sustentado na reacção a agressão. Quem defendia esta tese apontava a superficialidade dos golpes como justificação, mas as autoridades nada avançaram sobre o assunto.

O indivíduo foi transportado para o Hospital de S. Marcos, em Braga, onde se encontra internado sob vigilância policial, livre de perigo, apresentando, segundo fonte clínica, ferimentos na região torácica, provocados por arma branca.

Torres de problemas

As denominadas "Torres Cinzentas", em S. Victor são um foco de problemas e de conflitos sociais, designadamente tráfico de droga.

Com preços acessíveis, cativam agregados de parcos recursos económicos e vidas marginais. Recentemente, uma senhora romena morreu, no elevador, apesar de os moradores terem-se apercebido dos gemidos que ela lançava. "Pensavam que estava a fazer sexo", afirmou um dos moradores.

As operações policiais são frequentes naqueles prédios, sobretudo para desmantelar redes de tráfico de droga, como aconteceu no mês passado. O local tem ficado marcado por outros factos violentos, com suicídios e o assassínio de uma prostituta, também com arma branca.

No comments: