Thursday, January 14, 2010

O ENRIQUECIMENTO DA NOSSA RIQUEZA

Estudavam assaltos a carrinhas de valores
Lisboa
00h00m
SUSANA OTÃO
Estudavam ao pormenor as rotinas de carrinhas de valores. Os percursos que faziam, os locais onde estacionavam e os dias exactos em que iam levantar dinheiro ou valores de bancos ou estabelecimentos comerciais.

No dia do ataque, quatro dos cinco elementos realizavam uma perseguição discreta à carrinha de valores com um veículo previamente roubado. Dias antes, realizavam um carjacking na zona Norte de Lisboa, para depois utilizarem o automóvel no ataque.

Quando a carrinha de valores estacionava defronte do local onde iria levantar os valores, o outro elemento do grupo entrava no estabelecimento e acompanhava os movimentos do funcionário da empresa de segurança, até dar a indicação que ele já estaria na posse dos valores.

Já no exterior, outro dos elementos do gangue, todos residentes no Vale da Amoreira (Barreiro), abordava o funcionário com uma arma de fogo, retirando-lhe das mãos os sacos e fugindo na viatura.

Os suspeitos, com idades entre os 23 e os 34 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária, anteontem, e têm vastos antecedentes criminais e muita experiência em crimes especialmente violentos, tendo já cumprido penas, em Portugal por roubo, assalto com arma de fogo e tráfico de droga. Um deles, o alegado "estratega" do grupo, já havia, inclusive, cumprido uma pena de prisão na Holanda, por tráfico.

O grupo que, segundo a PJ, é "extremamente perigoso", actuava apenas na margem Sul do rio Tejo, tendo realizado o último ataque no passado dia 18, quando assaltaram uma carrinha de valores que tinha acabado de ir buscar dinheiro à estação da CP de Pinhal Novo.

O grupo está indiciado por cinco assaltos e, ao que foi possível apurar, dedicavam-se aquela actividade desde 2008, quando a PJ iniciou as investigações, que foram dificultadas devido à cuidada organização interna do grupo.

Os cinco homens começaram ontem a serem ouvidos no Tribunal de Sesimbra.

ISTO É UMA CANDIDATURA A PRÉMIO ACIDI.CULPAR A MAIORIA, NÃO INDICAR A NACIONALIDADE E RAÇA...
A AFRICANIDADE AGRADECE...

No comments: