Tuesday, October 20, 2009

TUBERCULOSE, SIDA?OS SAMARITANOS PORTUGAS TRATAM OS DOENTES DOS OUTROS

Registam-se 80 casos por cem mil imigrantes, contra 25 por cem mil na população em geral. Embora haja uma elevada incidência na Europa de Leste, é nas comunidades africanas que foram diagnosticados mais pessoas de tuberculose


A incidência da tuberculose entre imigrantes é "o triplo da que se verifica no resto da população portuguesa", refere Fonseca Antunes, o coordenador do programa nacional de luta contra a tuberculose. A prevalência da doença nestas comunidades tem-se mantido nos 80 casos por cem mil habitantes, ao contrário do que acontece com a população em geral, onde baixou e se situa em 25 em cada cem mil.

"Setenta por cento dos imigrantes diagnosticados com tuberculose são originários da África subsariana. Vêm de países como Cabo Verde, Angola ou Guiné", diz Fonseca Antunes.

É que a prevalência da tuberculose em África é muito maior que na Europa de Leste, embora elevada, explica aquele especialista, e uma pessoa pode estar contaminada uma vida sem que a tuberculose se manifeste. Logo, a equipa de Fonseca Antunes acredita que os imigrantes são contaminados no país de origem. Uma vez em Portugal, a forma como se integram em meio familiar e as más condições sociais e de habitabilidade em que vivem facilita a propagação da doença.

PORQUE É QUE NÃO DIZEM TODA A VERDADINHA DUMA SÓ VEZ?QUE OS DOENTES SÃO "ENVIADOS" PARA PORTUGAL QUE ATÉ OS NACIONALIZA PARA FACILITAR OS TRATAMENTOS PROLONGADOS?
UM PAÍS QUE NADA SABE PRODUZIR AUTONOMAMENTE MAS ARMADO EM MISSIONÁRIO SALVADOR DO MUNDO.MAS QUEM É QUE SE PODE ADMIRAR DO CONSTANTE RESVALAR DA PAÍS PARA O AFUNDANÇO E PARA A BANCARROTA?PARA O NIVELAMENTO COM ÁFRICA QUE OS AGORA GOVERNANTES ABANDONARAM TÃO DEPRESSA E DA FORMA VERGONHOSA COMO O FIZERAM?
AGORA COLONIZAM-NO PARA BEM DA HUMANIDADE OBRIGANDO OS PORTUGUESES A SUSTENTAR E TRATAR CENTENAS DE MILHAR...
A POLÍTICA ISCTE É TORNAR PORTUGAL MAIS UM PAÍS DA UNIÃO AFRICANA...

No comments: