Tuesday, July 28, 2009

SEM CIRCULAÇÃO LUSÓFONA...

28 Julho 2009 - 00h30

Amadora: Faz parte de grupo violento e disparou contra polícias
PJ apanha atirador
Jorge Duarte, mais conhecido por ‘Pescas’, foi preso anteontem pela Polícia Judiciária no bairro de Santa Filomena, na Amadora. O jovem de 21 anos é apontado como o autor do disparo de caçadeira que feriu os agentes da PSP Sérgio Sousa e Joaquim Batista, de 25 e 26 anos, tal como o CM noticiou quatro dias depois do ataque.


A Secção de Homicídios da PJ de Lisboa, após várias diligências no interior do bairro de Santa Filomena, conseguiu reunir prova material e testemunhal suficiente para ter a certeza de que este era o único elemento do grupo de cinco que tinha uma caçadeira nas mãos e que foi o único a disparar contra o carro-patrulha.

"As provas indiciam-no claramente", garante fonte da PJ ao CM, adiantando que ‘Pescas’ "foi surpreendido durante uma operação delicada nas primeiras horas de domingo".

Jorge Duarte estava já referenciado pelas autoridades e tem antecedentes criminais por roubos à mão armada. Na tarde de 5 de Julho, liderava o grupo que se preparava para assaltar um comerciante de ouro no Casal de Vila Chã, junto ao bairro de Santa Filomena.

No entanto, o grupo foi denunciado por um telefonema anónimo para a PSP da Amadora. Quando o carro-patrulha em que seguiam os agentes Sérgio Sousa e Joaquim Batista chegou, os assaltantes tentaram fugir, e ‘Pescas’ empunhou a caçadeira e disparou contra o veículo. "O objectivo era impedir a captura do grupo, mas podia ter provocado a morte de duas pessoas", diz fonte da PJ.

AGENTE AINDA EM RISCO DE PERDER VISÃO

O tiro da caçadeira de ‘Pescas’ atingiu Sérgio Sousa, de 25 anos, no olho esquerdo. Desde então, o agente da PSP da Amadora já foi operado três vezes, mas continua com prognóstico reservado em relação à recuperação da visão. Colegas de Sérgio adiantaram ao CM que este "anda desanimado" e que "não sabe se volta a ser polícia".

Já o colega de patrulha, Joaquim Batista, continua de baixa médica por tempo indeterminado. O nosso jornal sabe que depois do incidente voltou à terra de origem, Valpaços, e que se encontra actualmente a passar férias com a namorada. "Ele está melhor, ainda pensa no que aconteceu, mas está bem", disse ao CM Sandra Santos. Recorde-se que o agente, tal como Sérgio Sousa, estava há menos de um ano na PSP. Quer continuar a ser polícia, mas "não na Amadora".

INTERROGADOS APÓS O CRIME

‘Pescas’, autor do disparo contra os dois agentes da PSP, pertence ao grupo de ‘Passarinho’ e ‘Dick’, perigosos ladrões que atacam a partir do bairro de Santa Filomena. São suspeitos de uma vaga de assaltos à mão armada a estabelecimentos na Grande Lisboa. O Correio da Manhã sabe que alguns destes elementos estiveram na sede daquela Divisão logo no dia do crime, mas a falta de provas não permitiu qualquer detenção na altura. No entanto, foi feita uma perícia de despistagem de vestígios de pólvora nas mãos e roupa dos suspeitos, que produziu efeitos e ajudou a conduzir as investigações.

PORMENORES

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Jorge Duarte está indiciado por dois homicídios na forma tentada, um crime de dano com violência e detenção de arma proibida.

POLÍCIAS SÃO ALVO

A PJ identificou os companheiros de ‘Pescas’: ‘Dick’, ‘Passarinho’ e ‘Mandioca’. São suspeitos de, em Abril, disparar contra agentes da PSP na Repsol de Barcarena, Oeiras. Antes, num assalto a uma pastelaria no Cacém, a vítima de um disparo foi também um polícia, marido da proprietária.

EM PREVENTIVA

‘Pescas’ foi ontem presente a tribunal para primeiro interrogatório. O juiz decidiu aplicar--lhe a prisão preventiva.

A GUERRILHA EM PAÍSES EUROPEUS É OUTRA LOIÇA...E DEPOIS OS DIREITOS HUMANOS SÃO COISA SAGRADA...UMA DÁDIVA DOS DEUSES...QUE FAZ O CRIME COMPENSAR...
COMO SE VÊ ELES TÊM UM GRANDE SENTIMENTO DE "PERTENÇA", ENTÃO COM POLÍCIAS ...É POR ISSO QUE OS QUEREM METER A POLÍCIAS...

No comments: