Tuesday, April 21, 2009

QUAL DAS PARTES DA LUSITÂNIA VENCERÁ?NA REUNIFICAÇÃO CLARO

Troca de professores com Espanha
00h30m
ALEXANDRA INÁCIO
A partir do próximo ano lectivo, professores de Português vão começar a dar aulas em escolas da região espanhola da Estremadura. Portugal e Espanha vão assinar um protocolo que permite o "intercâmbio" de docentes.

Em Portugal, há falta de docentes de Castelhano, em Espanha deseja-se que o Português faça parte dos currículos espanhóis desde o Básico. Ontem, à margem da XIX Conferência Ibero-Americana da Educação, que ontem se realizou em Lisboa, Maria de Lurdes Rodrigues reuniu-se durante pouco mais de vinte minutos com o seu homólogo espanhol para acertar o acordo que acreditam responderá a essas duas pretensões e que será assinado em breve entre os dois Executivos.

Em Portugal, a procura do ensino do Castelhano tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Interpelada sobre a falta de docentes nesse grupo de recrutamento, a ministra da Educação retorquiu que a "falta de professores é um problema melhor do que a falta de trabalho para professores". Depois, sublinhou, "a perspectiva de crescimento do ensino do Português em Espanha e do Castelhano em Portugal" é elevada, pelo que poderá representar uma possibilidade "de emprego para muitos milhares de professores".

O Ministério da Educação já coloca 14 docentes na região da Estremadura que deverão ser integrados no ensino curricular do Português nas escolas espanholas, explicou o secretário de Estado ajunto da Educação, Jorge Pedreira, na conferência de Imprensa que marcou o encerramento da cimeira, no Centro Cultural de Belém.

A ideia, explicou a ministra da Educação, é que o acordo com a Estremadura sirva de "protocolo-chapéu", isto é, que venha a ser usado como documento orientador para acordos similares serem assinados com outras regiões espanholas, preferencialmente raianas. Em Espanha, recorde-se, a política de Educação não está nas mãos do Executivo de Madrid, mas sim descentralizada pelas regiões autónomas.

Maria de Lurdes Rodrigues não soube, ainda, precisar o número de docentes que começará a dar aulas em Setembro na Estremadura. O objectivo é que comecem a leccionar desde o Básico.

No comments: