Saturday, April 18, 2009

AQUI NÃO HÁ CORRUPÇÃO NEMHUMA.É SÓ AZAR...

Sintra: Escola básica abriu há apenas dois anos
Tecto cai e fere três professoras
A pequena Flávia, de oito anos, estava dentro da escola no intervalo do almoço quando um colega lhe disse que o tecto da sala dos professores tinha caído. "Os meninos começaram todos a chorar, toda a gente gritava muito", conta a aluna da Escola Básica 1 e Jardim Escola nº 2 de Monte Abraão, em Sintra. Seguiu-se o pânico quando se percebeu que três professoras estavam feridas devido à queda do revestimento do tecto da sala.


O acidente aconteceu quando cinco docentes estavam a almoçar. Parte da placa de cimento caiu sobre três delas, que tiveram de receber assistência hospitalar a ferimentos ligeiros. A escola encerrou e os pais foram buscar as crianças. O tecto daquela sala é exactamente igual ao das salas de aula, onde naquela escola se sentam 160 alunos dos três aos dez anos.

"Há muito que alertamos a Câmara para as deficiências do edifício, inaugurado em Novembro de 2007. Tectos e paredes estão cheios de infiltrações, e tenho pena de que tenha de acontecer uma coisa destas para se fazer algo", diz Fátima Campos, presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão.

Rui Damião, pai de Flávia, esteve na escola e conta que "o que aconteceu na sala dos professores podia acontecer noutro espaço. A escola não tem condições, e a minha filha só voltará quando houver garantias de segurança."

Os Bombeiros de Queluz, técnicos da autarquia e responsáveis da empresa construtora – que a Câmara se escusou a identificar – vistoriaram o edifício e decidiram que, durante o fim-de-semana, vão ser removidos todos os revestimentos dos tectos, que ficarão com a laje à vista até às férias de Verão, altura em haverá novas obras. A escola deverá reabrir na segunda-feira.

Fátima Campos discorda da reabertura da escola tão cedo, exigindo uma fiscalização rigorosa: "Quando chove, a água entra nas salas pelo tecto e por baixo das portas. Corremos o risco de acontecer outro acidente ainda mais grave."

NO OUTRO TEMPO O "FISCALIZADOR" ESTAVA AUTOMÁTICAMENTE NA RUA E SE CALHAR PRESO.AGORA ISSO NÃO É POSSÍVEL NÃO FOSSE ELE COMEÇAR A METER A BOCA NO TROMBONE...

No comments: