Saturday, March 14, 2009

REGIME DE INCOMPETENTES E CORRUPTOS

600 balsas salva-vidas para 750 passageiros do Atlântida
Economia - Geral
Escrito por Nélia Câmara
Quarta, 25 Fevereiro 2009 16:59

O novo navio encomendado pelo Governo açoriano aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo vai ter apenas 600 balsas salva-vidas para 750 passageiros.
De acordo com notícia avançada pela RDP-Açores trata-se de mais um problema e de mais uma limitação para o navio: não estão previstas balsas salva-vidas para todos os ocupantes. A lotação máxima do navio é de 750 passageiros e 40 tripulantes, mas só foram construídas balsas para 600 pessoas.
Para contornar as exigências previstas na lei, o Instituto Portuário e de Transportes Marítimos ( IPTM ) o " Atlântida " ficará impedido de viajar para fora dos Açores, porque, quando tiver a lotação máxima, 190 pessoas não terão acesso aos mesmos meios de socorro, em caso de acidente.
O projecto inicial do navio encomendado pelo Governo Regional dos Açores até nem previa balsas salva-vidas – diz a Antena-1 - uma vez que o navio poderia manter-se à superfície, mesmo com dois compartimentos alagados, mas, este problema, e mais o erro nos cálculos de estabilidade, obrigaram o construtor a duplicar os meios de socorro, o que torna, por sua vez, o navio mais pesado.
Para contornar essa questão, o IPTM poderá obrigar o navio a viajar apenas em águas açorianas, e não ultrapassar as 200 milhas, ficando a intenção da AtlanticoLine de operar para a Madeira e Lisboa, fora de questão.
Por sua vez, para contornar os problemas relativos à estabilidade, os Estaleiros de Viana do Castelo vão colocar um estabilizador de borracha à volta do casco, uma solução usada, habitualmente, nos navios antigos, revela a mesma estação de rádio.
Recorde-se que na última semana ficou-se também a saber que o construtor do navio “Atlântida” continua em águas conturbadas, depois da saída, em Dezembro, do presidente do conselho de Administração da empresa, cargo que continua sem substituição.
Em Janeiro, o Instituto Portuário dos Transportes Marítimos (IPTM) detectou falhas no navio Atlântida e foi necessária a manutenção do navio nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para reajustes.
Na altura, o Governo Regional anunciou no final de 2008 que os problemas de estabilidade em avaria do navio “Atlântida” estavam solucionados, mas passados dois meses ainda há algumas falhas a corrigir.

MANDEM UM SOCIÓLOGO PARA O ESTALEIRO.AO MENOS OS NAVIOS AFUNDARÃO LOGO Á SAÍDA...
TODOS O COBRIR PELO GAJO DO LEME, ESSE GRANDE AFRICANIZADOR DE PORTUGAL...

No comments: