Saturday, February 7, 2009

O 2º MELHOR ACOLHIMENTO PAGA-SE

07 Fevereiro 2009 - 00h30

Assaltos a casas: Ataques em todo o país com a ajuda de crianças
Detida rede de ladrões croatas
A PSP do Porto apanhou ontem os dois cabecilhas de uma rede organizada de croatas que assaltavam casas, usando crianças, em todo o País. Os homens, de 35 e 39 anos, foram interceptados em Lisboa e Nazaré, numa acção da Divisão de Investigação Criminal (DIC) do Porto.


Nas seis buscas levadas a cabo em Lisboa e Nazaré – onde tinham moradias de luxo alugadas – foram apreendidos 25 mil euros, dois carros, ouro e identificados 11 menores. As crianças tocavam à campainha e marcavam as casas em que não estaria ninguém. Arrecadaram três milhões de euros, só em ouro.

Actuavam no Porto, Lisboa, Almada e Algarve. "Escolhiam zonas de classe alta. Estavam muito organizados", disse o comissário Rui Mendes, comandante da DIC. Apenas um foi detido formalmente e é hoje presente a um juiz. A PSP continuava ontem a reunir provas sobre o outro.

A investigação começou há dois meses, quando foram detidas três croatas com 250 mil euros em ouro, no Porto. Uma está em preventiva e é mulher de um cabecilha. Em Janeiro, a PSP interceptou dois menores croatas.

A rede tem ramificações internacionais e alguns suspeitos estão ainda a monte. Antes tinham usada o mesmo esquema em Itália e Espanha.

No comments: