Friday, January 2, 2009

A SEGURANÇA A QUE TEMOS DIREITO

02 Janeiro 2009 - 00h30

Droga: Lancha foi encontrada, ontem, abandonada, na Praia de Faro
‘Voadora’ dá à costa
Perto de 12 metros de comprimento. Dois motores de 250 cavalos cada um. Uma proa a fazer lembrar um avião. Totalmente preta. Assim é a lancha ‘voadora’ que ontem, às 07h00, foi encontrada na zona poente da praia de Faro.




As característica não enganam, é a típica embarcação utilizada para fazer o transporte de haxixe entre o Norte de África e o Algarve. Mas no caso da lancha encontrada ontem, no areal, as autoridades acreditam que não foi utilizada para fazer qualquer descarregamento.

"Trata-se de uma situação que está controlada", referiu ao CM o comandante Reis Ágoas, da Capitania de Faro. A ‘voadora’ terá sido abandonada pelos traficantes em alto-mar, ainda fora de águas territoriais portuguesas, há alguns dias, tal como a droga que eventualmente estava a bordo. A embarcação acabou por dar à costa, empurrada pelas correntes.

"Sabíamos que a lancha andava à deriva," disse Reis Ágoas. "Efectuámos buscas para a tentar localizar mas tal não foi possível", acrescentou o responsável pela Zona Marítima do Sul.

Ontem, a Polícia Marítima, que tomou conta da ocorrência, passou busca à embarcação e esvaziou os depósitos de combustível, que se encontravam cheios de água. A lancha foi ainda ancorada para não ser levada pelo mar durante a maré cheia. Só amanhã é que a ‘voadora’ deverá ser retirada do local.

TINHAM HEROÍNA E COCAÍNA

Dois homens foram detidos pela GNR, no acesso entre Silves e Lagoa, na posse de um saco com 560 doses de heroína e 83 de cocaína.

A detenção ocorreu na madrugada de ontem quando o comportamento de dois ocupantes de uma viatura levantou suspeitas. O condutor ainda tentou a fuga mas os militares interceptaram a viatura. Foram ainda apreendidos objectos que indicam a ligação ao tráfico de estupefacientes. Um dos homens, de 40 anos, tem cadastro por tentativa de homicídio e tráfico e era procurado com vista à expulsão do País, o outro, de 26 anos, está em situação irregular em Portugal. n A.A.

24 TONELADAS APREENDIDAS AO LONGO DE 2008

A luta contra o narcotráfico no Algarve resultou, em 2008, em apreensões superiores a 24 toneladas de droga. Principalmente haxixe - valor semelhante ao de 2007.

A Brigada Fiscal da GNR confiscou, ao longo do último ano, 11,627 toneladas. A PJ do Algarve, por seu lado, capturou 12 toneladas de droga, onde se inclui haxixe, cocaína e heroína. A Polícia Marítima executou nove acções com sucesso, das quais resultaram 334 quilos de haxixe apreendido. A PSP não conseguiu, em tempo útil, fornecer os valores das apreensões.

A entrada de droga para a Europa faz-se principalmente pela Turquia, Alemanha, Holanda, Itália, França e Espanha mas o Algarve também faz parte da lista das principais entradas de droga por estar localizado perto de Marrocos.

PORMENORES

MANTIMENTOS

A bordo da lancha ‘voadora’ estavam diversas latas com conservas e azeitonas de marca espanhola. Seriam os mantimentos dos traficantes para a viagem entre África e a Europa.

SUSPEITAS

Os traficantes terão sentido que estavam a ser vigiados ou seguidos pelas autoridades e lançaram a droga ao mar, antes de abandonarem a lancha, ainda fora de águas territoriais portuguesas.

VELOCIDADE

Com este tipo de embarcação, os traficantes conseguem fazer a ligação entre o Norte de África e a costa portuguesa em apenas quatro horas.

No comments: