Thursday, January 1, 2009

O 2º MELHOR ACOLHIMENTO DA EUROPA PAGA-SE

Dois quilos em ouro furtados na Foz
00h00m
VÍTOR PINTO BASTO
Três mulheres croatas foram detidas pela PSP, suspeitas de vários assaltos a residências na Foz do Douro (Porto).

Numa delas, terão furtado vários objectos em ouro, que pesam cerca de dois quilos, avaliados em 250 mil euros.

O alvo da rede de assaltantes de residências na Foz do Douro e em Nevogilde está claramente definido. Os seus moradores pertencem à classe alta e média-alta, explica o comissário Marco Teixeira, da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP, que ontem apresentou o resultado de mais uma investigação policial para combater a onda de assaltos que tem assolado, nas últimas semanas, os moradores daquelas duas freguesias portuenses.

Os alegados membros da rede de assaltantes são nómadas, sem residência, explica Marco Teixeira, escolhem o alvo e actuam tocando normalmente à campainha da residência visada. Se ninguém responder, usam cartões de plástico (desta vez, usaram metade de uma garrafa de plástico) para afastar o trinco e, se a porta não estiver fechada à chave, entrar.

A detenção das três mulheres, de 26, 32 e 35 anos, ocorreu pouco depois do assalto a uma residência num edifício na Avenida do Brasil, na Foz. Nela, as mulheres furtaram vários objectos em ouro, avaliados em cerca de 250 mil euros, e 12 678 euros. Entre os objectos recuperados estão vários relógios, colares, gargantilhas, pulseiras, anéis, alfinetes e brincos.

Ao trio, a PSP apreendeu, também, 37 libras em ouro, 2 dólares, 212 iénes, um automóvel ligeiro e material utilizado para assaltar as residências. Há dias, a PSP fez mais 11 detenções, na sua maioria mulheres, relacionadas com assaltos a casas na Foz e em Nevogilde.

No comments: