Thursday, January 29, 2009

A GUERRA DE GUERRILHAS IMPORTADA

Manuel Moreira

Lídia Rodrigues está revoltada com a violência do assalto, comprovada pelas imagens de videovilgilância29 Janeiro 2009 - 00h30

Barreiro: Fncionários e clientes ameaçados de morte e agredidos
Gang ataca polícia à cadeirada em café
Quando se identificou aos assaltantes, o agente à civil da PSP levou logo com uma cadeira na cabeça. "Esta gente está a tomar conta disto. E ninguém faz nada para os prender." As palavras são de Lídia Rodrigues, proprietária do café Coffee Time, em Vila Chã, no Barreiro, que anteontem à noite voltou a ser assaltado de forma violenta. Desta vez por um grupo de 15 jovens – "nenhum deles tinha mais de 18 anos" – que, pelas 21h30, invadiu o estabelecimento e, com recurso a armas de fogo e violência extrema, agrediu os funcionários e clientes. Entre eles um polícia.


"O primeiro do grupo entrou e, calmamente, encostou-se ao balcão. Mas logo a seguir entraram os outros todos. Começaram a revistar clientes e levaram tudo o que apanharam. Telemóveis, carteiras, dinheiro e até um computador de um miúdo que estava aqui com o pai", recorda Lídia Rodrigues.

Nas imagens de videovigilância, a que o CM teve acesso, vê-se um dos elementos do gang a apontar uma pistola à cabeça de um cliente. Este, perante a ameaça, não resistiu. Foi revistado e viu todos os seus bens serem retirados dos bolsos sem qualquer hipótese de reacção.

Na mesma altura, três jovens dirigem-se à caixa registadora. Tiram o dinheiro e, enquanto saem de trás do balcão, deitam mão a tudo o que vêem: pastilhas, rebuçados, chocolates.

Dos 12 clientes que estavam àquela hora no café, a única pessoa a esboçar qualquer reacção foi um agente da PSP, que quando começou a ser revistado puxou da carteira e mostrou o crachá. O grupo retraiu-se por momentos, mas o sentimento de força levou-os a pegar em cadeiras e a atirá-las ao agente e amigos.

O violento assalto demorou apenas um minuto e o gang saiu do estabelecimento a pé, na direcção do Vale da Amoreira. A GNR de Vila Chã foi contactada de imediato, mas, de acordo com os relatos, "só chegou 15 minutos depois. O posto da Guarda fica a apenas cerca de um quilómetro de distância do café.

PORMENORES

SEGUNDO ASSALTO

O café Coffee Time foi alvo de outro assalto à mão armada a 2 de Dezembro.

À-VONTADE CHOCA

"Choca-me o à-vontade com que nos assaltam. E eu não ganho para ter um polícia à porta", lamenta Lídia Rodrigues.

No comments: