Thursday, January 29, 2009

A GUERRA DE GUERRILHAS IMPORTADA

29 Janeiro 2009 - 00h30

Amadora: Graduado de serviço e sentinela na esquadra escapam aos tiros
Atira para abater PSP
Assim que viu o caminho tapado por viaturas e agentes da PSP, o condutor não hesitou e atirou a matar. Sozinho, acabara de ir de propósito disparar contra a esquadra do Casal de São Brás, Amadora – e, ao ser encurralado na fuga por um grupo de polícias, baixou o vidro do pendura do Opel Corsa e disparou para abater logo um de três ou quatro agentes fardados que o tentavam parar. A bala rasou a cabeça de um polícia – não acertou por milagre.


Ainda não eram 22h30 de segunda-feira quando ocorreu o ataque à esquadra, pouco mais de uma semana depois de centenas de pessoas ali se terem manifestado, pedindo justiça pela morte de Elson Sanches (‘Kuku’), o jovem de 14 anos abatido à queima-roupa por um agente da PSP. Ao que o CM apurou, o caso dos disparos contra a esquadra e agentes da PSP está entregue à Polícia Judiciária – que investiga a hipótese de se tratar de uma retaliação pela morte de ‘Kuku’.

Na esquadra estavam o graduado de serviço e um agente de sentinela à porta. Lá fora estavam outros dois polícias. Os três ou quatro tiros de uma pistola não provocaram danos significativos na esquadra. De imediato foram pedidos reforços – e a carrinha do piquete de serviço à Divisão da Amadora acorreu ao local.

Localizaram o suspeito, homem com cerca de 30 anos, que carregou no acelerador do Opel Corsa comercial e fugiu. Os agentes dispuseram-se ao longo do percurso de fuga e, ao escaparem por pouco a uma tentativa de homicídio, responderam também com vários disparos ao agressor. Mas o suspeito acabou por fugir. Está a monte.

PORTA E JANELAS SÃO BLINDADAS

A esquadra da PSP do Casal de São Brás, Amadora, foi inaugurada pelo então secretário de Estado da Administração Interna, Rui Pereira, em 2001. Trata-se de um departamento da PSP que está instalado no bairro social do Casal da Boba, que serve de realojamento aos ex--moradores dos bairros de barracas das Fontainhas, Estrela de Áfricae 6 de Maio. Esta esquadra, que faz parte da Divisão da Amadora, é a única do País que está blindada contra ataques externos. Todas as janelas, bem como a porta deste departamento da PSP, estão cobertas com uma malha metálica fina, com o intuito de a proteger contra apedrejamentos. No ano passado, o efectivo da esquadra conseguiu travar uma tentativa de invasão das instalações, não vindo a efectuar quaisquer detenções.

PJ INVESTIGA LIGAÇÃO A 'KUKU'

A Polícia Judiciária foi chamada ao Casal de São Brás na segunda--feira à noite. Uma brigada da secção de homicídios da directoria de Lisboa recolheu os invólucros das várias munições disparadas contra a esquadra da PSP e contra um grupo de agentes. O CM apurou que a PJ investiga uma possível relação entre este atentado e a revolta popular nos bairros problemáticos do concelho da Amadora, que se seguiu à morte de Elson Sanches. Recorde-se que, tal como o CM avançou, o agente da PSP Diogo G. é suspeito de ter morto ‘Kuku’ à queima-roupa, com um tiro feito a menos de 15 centímetros da cabeça do jovem.

PORMENORES

ABATIDO À QUEIMA-ROUPA

‘Kuku’, o rapaz de 14 anos morto a tiro por um agente da PSP à entrada da Quinta da Lage, Amadora, era suspeito de furto de um automóvel. Tentava fugir a pé, com os amigos, quando o agente Diogo o apanhou.

TENTOU ATROPELAR

Os disparos contra a esquadra, e na direcção dos agentes, não foram os únicos ataques à PSP segunda-feira à noite. O condutor do Opel Corsa tentou ainda atropelar polícias, que escaparam.

ESQUADRA APEDREJADA

A esquadra da PSP do Casal de São Brás é alvo de frequentes ataques. Situadas no bairro social do Casal da Boba, as instalações são apedrejadas com frequência por gangs.

No comments: