Sunday, December 28, 2008

TRAIDORES É O QUE MAIS HÁ POR AÍ...

Lusa

Luís Amado terá de explicar como é que o suspeito obteve o passaporte português, que exibiu na Estónia28 Dezembro 2008 - 00h30

Escândalo - Autoridades da Estónia procuram espião
Espionagem envolve português
Um indivíduo portador de um passaporte português, alegadamente falso, terá sido o agente de ligação que permitiu à Rússia adquirir segredos da NATO e da UE, naquele que é já considerado o maior escândalo de espionagem do pós-Guerra Fria.


Contacto pelo Correio da Manhã, o Ministério da Defesa remeteu para o Ministério dos Negócios Estrangeiros qualquer esclarecimento sobre o caso, mas até à hora de fecho desta edição, foi impossível obter uma resposta do gabinete de Luís Amado, apesar das várias tentativas.

O caso veio a público aquando da detenção de Herman Simm, antigo chefe do Departamento de Segurança do Ministério da Defesa da Estónia, acusado de alta traição por ter vendido informações à Rússia. De acordo com a imprensa internacional, o agente de ligação entre Simm e os serviços secretos russos terá sido um cidadão com passaporte português conhecido por Jesus, que entretanto desapareceu.

O semanário ‘Expresso’ noticiou ontem, que os serviços secretos portugueses não têm qualquer referência sobre este agente e a imprensa estónia refere que na realidade se trata de um espião russo que fugiu para a Península Ibérica onde adquiriu um passaporte português, regressando depois à Rússia.

NOTAS

CONHECIMENTO

O indivíduo conhecido por Jesus dizia ser empresário e terá conhecido Herman Simm nos anos 90, quando este ganhou poder no governo da Estónia.

NACIONALIDADE

O envolvimento de Jesus no caso foi denunciado pelo advogado de Herman Simm, que garante que o indivíduo é português.

INFORMAÇÃO

A informação vendida por Simm referia-se à NATO e à UE, mas desconhece-se o teor ou importância da mesma.

No comments: