Friday, December 19, 2008

OS EXPORTADORES DE REVOLUÇÕES

Raúl Castro propõe troca de dissidentes por agentes cubanos presos nos EUA
Há 11 horas

BRASÍLIA (AFP) — O presidente cubano, Raúl Castro, propôs nesta quinta-feira, em Brasília, a libertação de dissidentes detidos em Cuba por cinco agentes cubanos presos nos Estados Unidos, acusados de espionagem.

Ao destacar que a aproximação entre Havana e Washington não pode se dar unicamente por "gestos unilaterais", Raúl Castro propôs trocar dissidentes detidos na ilha por cinco cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998, condenados em 2001 em Miami por espionagem.

"Estamos dispostos a falar com o senhor (Barack) Obama, em qualquer lugar e quando decidir, mas em absoluta igualdade de condições", afirmou Castro sobre o futuro presidente dos Estados Unidos.

"Vamos fazer gesto por gesto. Estes prisioneiros (dissidentes cubanos), se querem soltá-los, que nos digam, e lhes enviaremos para lá (EUA) com família e tudo, mas que nos devolvam nossos cinco heróis. Será um gesto de ambas as partes", disse Castro, ao final de um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em Washington, o porta-voz do departamento de Estado Robert Wood disse à AFP que não há base para a troca proposta por Castro porque envolve "prisioneiros políticos detidos por simplesmente protestarem de forma pacífica" contra "cinco espiões julgados e condenados pelo sistema judicial americano".

"Há tempo instamos o governo cubano a libertar os presos políticos e insistimos que o faça imediatamente", destacou Wood.

Cuba admite que os cinco agentes presos nos Estados Unidos realizavam atividades de inteligência, mas apenas contra os grupos anticastristas de Miami, e os qualifica de "combatentes antiterroristas" e "heróis da República".

TAMBÉM DEVIA SER O CASO DOS CUBANOS QUE MANDAVAM PARA O EX-ULTRAMAR PORTUGUÊS, EM QUE A PROPAGANDA DO REGIME ACTUAL COMPENSA O ASSASSÍNIO DOS SEUS SOLDADOS COM PROMOÇÕES DE TURISMO EM CUBA, EXIGÊNCIAS DE FINS DE BLOQUEIOS E AMIZADES DISTO E DAQUILO...

No comments: