Tuesday, December 30, 2008

O RESULTADO DA ACÇÃO DOS NOSSOS SOBAS

0 Dezembro 2008 - 00h30

Sintra: Assalto a dependência bancária em Mem Martins
Caçadeiras no assalto a banco
Quatro homens encapuzados e armados com duas caçadeiras e uma pistola assaltaram ontem, à hora de almoço, uma dependência do Millennium BCP em Mem Martins, concelho de Sintra. Este roubo, pelas 13h00, aconteceu após uma madrugada cheia de assaltos a outros estabelecimentos nas redondezas do banco.




"Aqui na rua [Estrada de Mem Martins] foi o banco e o café Paris logo de manhã. De madrugada já tinham ido à papelaria, à mercearia e à loja dos pássaros", conta ao CM uma empregada de um café que, por receio, não quer ser identificada. Segundo a mesma, os assaltantes do banco usaram uma viatura azul escura que o CM sabe ser roubada. "Era um Renault Clio, que chamou a atenção das pessoas pelo barulho que fez no arranque."

Já o assalto, passou despercebido, apesar de no interior do banco se encontrarem dois funcionários e dois clientes. "Foi tudo muito calmo. Cá fora ninguém deu por nada" , conta ao CM Emílio Dâmaso, proprietário de uma loja de reparações de electrodomésticos, situada à frente do banco. "Eu mesmo só soube do assalto quando vi um carro da PSP e uma agente veio ter comigo para saber se eu tinha visto algo", sublinha.

Dos quatro assaltantes, só três entraram dentro do Millennium, pois um ficou no carro que usaram para fugir depois de obterem o dinheiro.

Este assalto, segundo fonte policial, nada tem a ver com os da madrugada – que terão sido levados a cabo por "pequenos criminosos". E isto porque da papelaria levaram tabaco e da mercearia latas de atum e bilhas camping gás.

‘Maria’, nome fictício da proprietária da papelaria, considera que estes furtos foram cometidos por homens que se encontram detidos e foram passar o Natal a casa. "Eles querem abastecer-se. Havia aqui perfumes caros mas eles só levaram o tabaco. E são tantos os furtos do mesmo género neste período", diz, lembrando que, já no sábado, lhe tinham assaltado a loja. Nesse dia foram assaltados ainda dois cafés e uma padaria.

MAIS DADOS

PERÍODO CRÍTICO

Os estabelecimentos assaltados em Mem Martins desde sábado ainda não tinham sofrido qualquer assalto este ano.

POLÍCIA À PORTA

‘Maria’, nome fictício da proprietária da papelaria, paga todos os meses cerca de 200 euros à PSP pelos dois agentes que às sextas-feiras (dia em que recebe o Euromilhões) lhe guardam a porta.

ASSALTOS SUCESSIVOS

‘Maria’ tem a papelaria há 11 anos e já sofreu vários assaltos, todos desde 2006. "E foram todos à noite. Levaram sempre alguma coisa apesar de o prejuízo que provocaram ter sido sempre maior do que o que levaram".

GRADES NAS JANELAS

Nas queixas apresentadas à PSP, ‘Maria’ ouve sempre os mesmos conselhos: "Não reaja aos assaltantes e ponha grades nas janelas". Mas Grades nestas montras custam cerca de cinco mil euros. Será que eu ando a trabalhar para o ladrão?", questiona.

No comments: