Wednesday, December 17, 2008

ESTE ROBERTO DORES MERECE UMA MEDALHA MULTICULTURAL

Líder de gangue do multibanco detido discretamente na rua


ROBERTO DORES, Setúbal
Setúbal. Grupo responsável por roubos de ATM no valor de dois milhões de euros
As autoridades admitem ter dado um "duro golpe" num dos principais gangues que nos últimos dois anos se dedicaram ao roubo de multibancos - que já renderam cerca de dois milhões de euros, segundo estimativas policiais - e de viaturas de alta cilindrada em vários pontos do País, após a GNR ter detido em Setúbal um indivíduo que será o líder do grupo, cujos principais elementos residem no Bairro da Bela Vista.

O homem, na casa dos 30 anos, foi capturado pelas 22.40 de segunda- -feira no Bairro na Camarinha, quando se encontrava na rua sozinho, não tendo oferecido resistência. "Correu tudo bem e com bastante discrição. Sabíamos ao que íamos e sem grande aparato demos cumprimento a um mandato judicial", adiantou ao DN fonte da GNR de Setúbal.

A detenção foi consumada após cinco dias consecutivos de vigilância apertada por parte dos militares da GNR, sendo que o indivíduo vai hoje ser ouvido em primeiro interrogatório no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, onde deverá responder pela prática do roubo de viaturas e assaltos a caixa ATM.

Este grupo, que será formado por cerca de 30 elementos - cinco estão detidos desde Outubro -, é suspeito de ser o autor da onda de assaltos a ATM em hipermercados e instituições na Margem Sul nos últimos dois anos. Sobre este gangue recai ainda a suspeita de vários roubos de viaturas de gama alta, sobretudo Audi e BMW, através do método de carjacking, com as quais praticam os assaltos aos multibancos, apresentando grande facilidade de mobilidade por todo o País.

A PJ continua a investigar os elementos deste grupo que actuam sempre encapuzados, raramente exibem armas de fogo quando operam, apresentando uma elevada organização, que vai do motorista ao indivíduo especializado na abertura das caixas ATM, com recurso à rebarbadora - mesmo das que têm tinta destruidora de notas - passando pelos elementos a quem compete arrancar as máquinas das paredes utilizando picaretas, e carregá-las para as respectivas viaturas. Mais recentemente começaram a transportar um extintor, para criarem uma cortina de pó sempre que são alvo de perseguição policial.

NO CM:
17 Dezembro 2008 - 00h30

Margem Sul: Suspeito de desviar 2 milhões em multibancos preso por roubo
Coragem de mulher trai cabecilha do gang
Dez anéis de ouro nas mãos; cinco topos de gama parados na garagem. Uma vida de luxo para ‘Quinito’, aos 30 anos, o último dos quais a escorregar entre os dedos da polícia com o dinheiro de caixas ATM roubadas. É suspeito de ser um dos dois cabecilhas do gang do multibanco que, conforme o CM avançou, já arrecadou mais de dois milhões de euros neste ano. Roubam carros de alta cilindrada para as fugas mas, na última semana, ‘Quinito’ foi traído em Paio Pires, Seixal, pela coragem de uma vítima de carjacking. A mulher, com 1,80m, saiu do seu BMW e arrancou o capuz da cabeça do ladrão, franzino – identificando-o e dando ao Ministério Público (MP) a prova que faltava. Está detido pela GNR e será hoje presente a um juiz.


‘Marta’ (nome fictício) estacionava o seu automóvel de 25 mil euros junto à casa de uma amiga, pelas 23h00 do último dia 10, quando quatro elementos do gang a puxaram para fora à força. Desarmados. Só que a vítima não teve medo, virou-se a eles – e, no caso de ‘Quinito’, atirou-lhe as mãos à cara, deixando-lhe o rosto a nu. Fugiram os quatro com o carro da vítima.

Depois de um ano atrás de ‘Quinito’ e amigos, entre várias perseguições a 240 km/h na auto-estrada falhadas, na sequência das mais de 60 caixas ATM roubadas em bombas de gasolina, a GNR não queria acreditar quando uma mulher vítima de carjacking entrou no posto a dar-lhes um dos dois cabecilhas de bandeja. Identificou ‘Quinito’ em fotografias e estava ali a prova que faltava. O suspeito só resistiu cinco dias em fuga.

No comments: