Saturday, November 15, 2008

A RIQUEZA QUE NOS IMPORTARAM E A CENSURA JORNALISTICA

Novembro 2008 - 00h30

Sintra: Grupo divide-se e faz dois assaltos à mesma hora
Libertado duo que rouba e sequestra
Enquanto António era agredido, sequestrado e roubado, na sua mercearia em Idanha-Belas, sob ameaça de duas facas, Manuel e a mulher pediam aos três ladrões que entraram no seu café de pistolas em punho, na Agualva, para não fazerem mal a Beatriz: a neta de apenas seis meses. Os dois que assaltaram o merceeiro foram pouco depois presos e mais tarde libertados pelo Tribunal de Sintra. O trio que entrou no café está a monte.




A PSP de Sintra acredita que os roubos – ocorridos em simultâneo pelas 20h00 de quinta-feira – foram protagonizados pelo mesmo gang, que se dividiu em dois grupos para despistar as autoridades. "As descrições dos suspeitos (com vários piercings no rosto) foram cruzadas e parecem tratar-se de membros de um único gang, já referenciado", relata ao CM fonte policial.

António, 41 anos, estava distraído a arrumar duas caixas de laranjas no seu minimercado, na praça do Movimento das Forças Armadas, em Idanha-Belas, quando dois homens de carapuço enfiado na cabeça e lenço a tapar a boca o surpreenderam. "‘Não se mexa’, disseram-me. Ainda reagi, mas acabei por levar umas chapadas, partiram-me os óculos e fecharam-me na casa de banho", conta António ao CM. Nélia, a mulher, estava em casa e estranhou a demora do marido. "Afinal ele estava a ser assaltado. Levaram 200 euros, o telemóvel e ainda o golpearam com a faca", recorda.

Ontem de manhã, os proprietários do café Brás, na avenida Monte da Tapada, Agualva, ainda estavam nervosos e amedrontados com o assalto de que foram vítimas aos 54 anos. "Estávamos a jantar quando três homens entraram e fecharam a porta. Apontaram-nos as pistolas e pediram dinheiro. Estava tão nervoso que não conseguia abrir a caixa. Só pensava na minha neta de seis meses, na minha mulher e no cliente que estava de braços no ar. Só diziam: ‘Dá-lhe um tiro’. Acabaram por fugir com 80 euros sem nos fazerem mal", conta Manuel.

PORMENORES

FICAM NA FREGUESIA

Os dois homens, 20 e 25 anos, que roubaram o merceeiro foram detidos pouco depois na rua Alexandre Herculano, Belas. Presentes a Tribunal de Sintra, ficaram sujeitos a apresentações bissemanais, proibidos de contacto entre si e com a vítima e ainda de sair da freguesia de Belas, onde residem, bem como a vítima.

PROVAS NO CARRO

Apesar de a PSP ter encontrado no carro dos assaltantes as facas, as roupas usadas no crime, o dinheiro certo e o telemóvel roubados, estes foram libertados.

No comments: