Friday, November 21, 2008

OS CONTRIBUINTES PAGARÃO OS PREJUIZOS

21 Novembro 2008 - 01h30

BPN: Ex-presidente planeou estratégia para salvar o seu património e divorciou-se pouco depois de sair do banco
Mulher fica com bens do casal
O ex-presidente do Banco Português de Negócios (BPN) José de Oliveira e Costa, que ontem foi detido e constituído arguido pelos crimes de burla agravada, fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e falsificação de documentos, garantiu há oito meses que nenhum do património pessoal pudesse ser congelado ou executado.

PATRÃO DE 25 EMPRESAS

O ex-presidente do Banco Português de Negócios (BPN) acumulava cargos de direcção em pelo menos 25 empresas do Grupo Sociedade Lusa de Negócios (SLN), o que lhe permitia realizar transacções e receber comissões sem o conhecimento dos restantes accionistas da holding SLN-Valores, apurou o Correio da Manhã junto de fontes da SLN. Esta situação, à qual se juntou o desenvolvimento de uma teia de relações familiares – com a colocação do filho (José Augusto Rodrigues Oliveira e Costa) na administração do Banco Efisa, da filha (Iolanda Maria Oliveira e Costa) e do genro (João José Abrantes) à frente de várias participadas do universo BPN (Datacomp, Infobusiness, Rentilusa, BPN-Crédito, BPN-Leasing, entre outras) – veio aumentar o mal-estar entre os principais accionistas da holding SNL-Valores.

Oliveira e Costa tinha cargos de direcção no BPN-Participações Financeiras, BPN-Crédito, BPN-Madeira, BPN-SGPS, Caves Raposeira, Grupo Português de Saúde, Partinvest, Real Seguros, Murganheira, Urbigarden, Tapada de Chaves, entre outras empresas detidas pelo banco. Uma realidade que alguns accionistas questionavam, exigindo nomeadamente a separação dos negócios entre as áreas financeira e não-financeira dentro do universo BPN e a constituição de dois conselhos de administração distintos para cada uma delas, que reportariam a uma comissão executiva controlada por um conselho superior – onde estariam representados todos os accionistas da SLN--Valores.

A ECONOMIA DE CASINO DEU UM BANHO DE HUMILDADE A MUITA GENTE.FICARAM SEM A GUITA.UMA BOA OPORTUNIDADE DO GOVERNO COMEÇAR A DOMESTICAR OS GRUPOS ECONÓMICOS FAZENDO-OS INVESTIR EM PORTUGAL E EM ACTIVIDADES PRODUTIVAS.O QUE DUVIDO FACE À TEIA DE CUMPLICIDADES DE QUE SÓ OS CONTRIBUINTES POR CONTA DE OUTREM SE LIXAM...
AFINAL A FAMÍLIA É UMA COISA IMPORTANTÍSSIMA EM PORTUGAL.COMO SE VÊ NESTE CASO E NA GENERALIDADE DOS POLÍTICOS QUE EMPREGAM TODA A FAMÍLIA POR CONTA DOS NOSSOS IMPOSTOS.É A MODERNA ÉTICA REPUBLICANA!

No comments: