Sunday, October 12, 2008

NEGROS DIZ O OURIVES

Loures: Trio de ladrões assalta ourivesaria em Sacavém
Ourives baleado na perna
Quando ouviu os gritos da mulher, Mário Rui acorreu em seu auxílio. Passava pouco das 09h00 de ontem, e o casal preparava-se para abrir a ourivesaria que gere, na Travessa do Chafariz, em Sacavém, Loures. Três homens, com o auxílio de uma pistola, forçaram a entrada no estabelecimento. Mário Rui não se conteve e tentou reagir. Levou com uma marreta na cabeça e um tiro na perna esquerda.




O pânico que se gerou não impediu o casal de reter pormenores dos assaltantes. Estavam os três encapuzados, mas com parte da cara à mostra. Negros, com pouco mais de 20 anos, apressaram-se a entrar na ourivesaria e deitar a mão a um tabuleiro com artigos em ouro.

Em segundos, os ladrões saíram da ourivesaria Jóia de Ouro, entrando num Volkswagen Polo, onde se encontrava um quarto indivíduo ao volante. A PSP de Sacavém chegou pouco depois, ainda a tempo de encetar perseguição à viatura do gang.

O automóvel usado no crime viria a ser encontrado abandonado, minutos depois, numa outra rua de Sacavém. A PSP e a Polícia Judiciária acreditam que os quatro ladrões mudaram de viatura, encontrando-se todos ainda em fuga.

As autoridades policiais recuperaram, no interior do Volkswagen Polo, várias peças em ouro roubadas da ourivesaria.

O comerciante, apesar de cambaleante e a perder bastante sangue, conseguiu sair pelo seu próprio pé, a coxear, do interior da ourivesaria. Foi levado para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde ainda se encontra internado, livre de perigo.

A vida de Mário Rui parece, de resto, ser marcada pelo azar. Depois de ter herdado o negócio dos pais, devido a morte dos mesmos e de uma irmã num acidente de viação, o comerciante já tinha sido baleado num assalto à ourivesaria. "Já o conheço desde criança, e ele tem tido algum azar", disse ao CM António Brito, vizinho do ourives.

PORMENORES

CARRO ROUBADO

O Volkswagen Polo usado pelos assaltantes no ataque à ourivesaria Jóia de Ouro foi roubado por carjacking na zona de Massamá, Sintra. O crime ocorreu em Setembro.

PISTOLA APONTADA

A mulher de Mário Rui foi a primeira a ser ameaçada pelos assaltantes. Quando se preparava para entrar na ourivesaria, a partir do interior do prédio, um dos ladrões apontou-lhe uma pistola ao peito.

DOIS CÃES

Era hábito Mário Rui trabalhar acompanhado por dois cães, de raça Pastor Alemão. "Não os queria para amedrontar, mas sim para impor respeito", disse ao ‘CM’ António Brito, vizinho do ourives.

PJ RECOLHEU INDÍCIOS

A PSP de Sacavém preservou as provas no interior e exterior da ourivesaria assaltada, enquanto inspectores da Polícia Judiciária recolheram todos os indícios.

OURO É A PERDIÇÃO DESSA RAPAZIADA.ISSO E VENDER DROGA.UMA RIQUEZA!

No comments: