Friday, April 4, 2008

UK REPRIEVE WORK TO SEND BACK YOUR COUNTRY 1596 PIRATE ATACK ON OUR PROPERTIES

Samuel Gacon (séc. xv)
O primeiro livro impresso em Portugal veio do prelo de Samuel Gacon, editor judeu, operador da primeira oficina tipográfica em solo português, situada em Faro.
Detalhes sobre o roubo do único exemplar conhecido

O Pentateuco de Gacon foi concluído em 30 de Junho de 1487. Trata-se de um impressão em 110 fólios, com composição de 30 – 32 linhas.

O prototipógrafo Gacon utilizou tipos metálicos móveis com caracteres hebraicos, letras quadradas e elegantes, de dois tamanhos, sendo a maior usada no texto e a outra, mais larga, nas rubricas.


Em 1400 existiriam em Portugal cerca de 30 comunidades e alguns milhares de famílias, na data da chegada de Colombo à América haveria mais de 100 judiarias e dezenas de milhar de habitantes.

Para aprofundar este tema: Notas sobre a comunidade judaica em Portugal.
Foi no Algarve que saiu o primeiro incunábulo impresso no país, um Pentateuco. Segundo o colófon, este livro religioso foi concluído em 30 de Junho de 1487, na oficina de Samuel Gacon.

Desta obra religiosa, o único exemplar conhecido está guardado na British Library em Londres. Foi roubado em Portugal, aquando do saque à cidade, pelos ingleses, em 1596. (De recordar que, nessa data, Portugal fazia parte de Espanha).

3.000 livros foram roubados em Faro, em 1596 por Robert Devereux, 2º. Earl of Essex (mais conhecido como playboy da rainha Elisabeth I). De volta a casa, Robert, conde de Essex, ofereceu o saque ao seu amigo Thomas Bodley (Bodleian Library of Oxford).

Estes livros integraram uma das cinco grandes bibliotecas históricas do Reino Unido, a chamada Biblioteca Bodleiana de Oxford - produto da pilhagem do incursor inglês.

No comments: