Monday, April 21, 2008

A MINISTRA DE (DES)EDUCAÇÃO INTERNACIONALISTA

"- Uma das críticas que se faz é ao facilitismo instalado na escola pública. Não há exigência, não há trabalho. Que a escola devia chumbar quem não sabe e não trabalha? Concorda com isto?

- Sabe que há muitas contradições nesse discurso. E no nosso sistema há muitas contradições. Porque, em minha opinião, a repetência ou o chumbo é o elemento mais facilitista do sistema educativo.

- Mais facilista? Como?

- É a coisa mais fácil. O aluno está com dificuldades, fica ali num cantinho da sala e no final do ano repete. Isso é o que há de mais facilitista no nosso sistema. E são muitos e pratica-se com demasiada frequência.

- Com muita frequência?

- Sim. Eu tenho um estudo do PISA ( Programme for International Student Assessment) com coisas muito interessantes. Este estudo procura comparar os resultados dos países do Sul que têm todos estes fenómenos da repetência e como a repetência não ajuda a melhorar os resultados escolares.

- Não ficam a saber mais?

- Não. O princípio é este: não sabes ficas mais um ano para repetires toda a matéria que deste para ficares a saber. E o que acontece é que a segunda parte desta premissa não se verifica. Ele chumba, fica para repetir, repete mas não aprende. Pelo contrário. Desaprende.

- Fica pior?

- Fica pior. E por isso é que eu digo que é facilitista porque é a maneira de deixar os alunos entregues a si mesmo. É uma contradição do nosso sistema. Que é considerar que a exigência se mede pelo número dos que repetem. Nós temos inúmeros alunos a repetir muito mais do que a média de todos os países da Europa ou mesmo da OCDE. Somos o País em que há mais repetências.

- Mais chumbos?

- Somos o País em que há mais chumbos. E por aí o nosso sistema não seria facilitista, seria exigente, mas na realidade é facilitista porque essa repetência não serve para aumentar o rigor e a exigência de trabalho com esses alunos. Ficam numa espécie de limbo que depois prejudicam muitíssimo os nossos resultados como se pode ver no estudo do PISA.

- Prejudicam como?

- Se considerarmos na amostra os alunos que não repetem, os alunos que estão no ciclo adequado à sua idade têm valores iguais à média dos países da OCDE. Até produzimos mais excelência. Isto é, os nossos alunos do 7 º ano muito bons são melhores do que os muito bons dos outros países. Mas depois temos o peso dos que chumbam, dos que ficam retidos, que puxam os nossos resultados médios para baixo.

- Mas não defende que esses alunos deviam passar todos para melhorar as médias, pois não?

- Não, claro que não. O que significa é que a repetência devia constituir um espaço de trabalho efectivo para que eles recuperassem. O problema é que esses alunos nunca recuperam.

- Ficam para trás?

- Vão repetindo, ficam para trás e pesam nos resultados globais muito negativamente porque a repetência, de facto, na minha opinião, é facilitista porque não é um meio de os obrigar a estudar a mais e a aprender ."

QUEM CHEGAR AO RECTÂNGULO MATRICULA OS REBENTOS E COMO O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NÃO É SEF, SÓ MINISTÉRIO DAS FINANÇAS,PARA LOGO DAR LIVROS, AULAS EXTRA, ALIMENTAÇÃO A QUEM O PEÇA, MESMO QUE NÃO SAIBA UMA ÚNICA PALAVRINHA DE PRETOGUÊS ESTRATEGICAMENTE DISTRIBUÍDOS PELAS DIVERSAS TURMAS QUE É PARA NINGUÉM SE ADIANTAR, O QUE É CONSIDERADO "CLASSISTA", LÁ VAMOS CANTANDO E RINDO RUMO AO ABISMO.E OS CULPADOS SÃO OS PROF´S ESSES MALANDROS QUE NÃO ENSINAM NADA, QUE NÃO TRANSFORMAM O BOM SELVAGEM NO HOMEM DO SEC XXI COMO PLANEADO PELA MARIA DE LURDES E OS SEUS COMISSÁRIOS.
A ESCOLA HOJE EM DIA É UMA ANTECÂMARA PARA O PASSAPORTE PORTUGUÊS E PARA IREM PASSANDO O TEMPO ATÉ PODEREM PASSAR A OUTROS PAÍSES QUE VERDADEIRAMENTE INTERESSAM.
CLARO QUE OS MENOS EMPREENDEDORES FICAM POR CÁ POIS O "SISTEMA"ESTATAL BEM EXPLORADO COMO SE ADVINHA AINDA É MUITO MELHOR DONDE VÊM E DONDE FOMOS CORRIDOS...
DE DEZENA DE MILHAR EM DEZENA DE MILHAR TEMOS CENTENAS DE MILHAR, SEMPRE A VIVER CÁ HÁ MUITOS, MUITOS ANOS, COMO QUE POR MILAGRE E PARA DERRETER OS CORAÇÕES MAIS EMPEDERNIDOS E REAÇAS...
PORTUGAL A SUBSIDIAR UNS "COLÉGIOS SUÍÇOS SEC XXI" POR CONTA DOS TRABALHADORES POR CONTA DE OUTREM, ESSES PREVILIGIADOS QUE GANHAM MENOS DO QUE O ORDENADO MÍNIMO DA NORUEGA...
COM A EXIGÊNCIA E A MATÉRIA DE RELEVO COM QUE SÃO EDUCADOS CLARO QUE A FASE SEGUINTE E POR VEZES EM ACUMULAÇÃO É DA DA CAÇA, COISA EM QUE DE FACTO PODEMOS APRENDER COM ELES.E CAÇAM DE TUDO E COM ARMA!NADA DE AZAGAIAS OU ARCOS.NISSO É LOGO COM MODERNOS CANOS SERRADOS...E SE POR GRANDE AZAR DELES SÃO APANHADOS CONTINUAM COM UM SISTEMA DE JUSTIÇA CHEIO DE GARANTIAS, UM SISTEMA PRISIONAL SEM BALDE E COM ENCONTROS NUPCIAIS, TÃO ACOLHEDOR QUE ALGUNS NEM QUEREM DE LÁ SAIR...
DEPOIS DESTA ESPERA TODA JÁ FIZERAM O "EXAME DE PORTUGUÊS", SÃO JÁ "PORTUGUESÍSSIMOS", COM DIREITOS PARA TODA A VIDA.ELE É A CASA SOCIAL, O RENDIMENTO DITO RSI, É O MONTE DE FILHOS, ENFIM TUDO ENTREMEADO COM UMAS RAZIAS OCASIONAIS DE OPORTUNIDADE A UMAS OURIVESARIAS, UMAS IDAS Á TERRA TRAZER UNS PÓS PARA "DERRUBAR" O BRANCO E É UMA MARAVILHOSA SOCIEDADE "PLURAL" TAL COMO ADIVINHADA PELO SÓCRATES QUANDO DESPENALIZOU AS DROGAS, LEGALIZOU LEGIÕES E NACIONALIZA
QUEM SE APROXIME DAS NOSSA ÁGUAS TERRITORIAIS E DAS ESPANHOLAS POIS EXISTE UM SERVIÇO COMBINADO COM A CP PARA TRANSFEGA E RECEPÇÃO DE QUEM NOS ESCOLHE, MESMO QUE VINDO PELAS CANÁRIAS.
MAS AINDA NÃO CHEGA.VÃO VER QUE UM CAPITALISTA AMIGO AINDA NOS VAI INFORMAR, NÃO TARDA NADA, QUE FALTA MÃO DE OBRA PARA IMPLEMENTAR O QREN, QUE NOS VAI DEIXAR ENDIVIDADO POR MUITAS GERAÇÕES, ATÉ QUE HAJA LEILÕES DE PERDÃO COMO ACONTECE COM AS DEMOCRACIAS PRÓSPERAS DE ÁFRICA...

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