Wednesday, March 5, 2008

O MENEZES NÃO VAI LÁ

Imigração: Menezes quer habitação condigna para imigrantes legais

Lisboa, 05 Mar (Lusa) - O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, visitou hoje um bairro de barracas em Almada e defendeu a seguir que o Estado deve assegurar habitação condigna aos imigrantes legais nos mesmos termos dos cidadãos portugueses.


"É impossível ter uma política de integração de imigrantes susceptível de não causar problemas sociais se não houver capacidade de integrar através de habitação condigna esses mesmos imigrantes", sustentou.

Apontando "a construção de barracas" no bairro da Costa de Caparica onde esteve cerca de 10 minutos, que não tem chão asfaltado nem calcetado, Menezes disse que "é altura de haver políticas públicas que previnam este tipo de fenómenos".

De acordo com o presidente do PSD, "o Estado deve criar [para os imigrantes] as condições que cria para os cidadãos nacionais que vivem em situação de pobreza e de dificuldade de acesso à habitação".

Os bairros de barracas estão a aumentar "nas áreas metropolitanas, embora não com a dimensão das décadas de 80 e 90", referiu.

O direito dos imigrantes a uma habitação condigna ganha relevância "devido ao surto de obras públicas que aí vem" do qual resultará "um novo surto de imigração", considerou o social-democrata.

Questionado sobre como esse direito se concilia com a situação ilegal de muitos imigrantes, que trabalham inclusivamente nas obras públicas, Luís Filipe Menezes respondeu que "esse não é um problema que Portugal possa enfrentar sozinho", mas em conjunto com os restantes estados-membros da União Europeia.

O presidente do PSD adiantou depois, indirectamente, que a política de acesso à habitação que defende se aplica apenas aos imigrantes legais, ao afirmar que "num país decente e a funcionar escorreitamente não deve haver imigrantes ilegais".

POLÍTICAS EM CIMA DO JOELHO, POPULISMO BARATO,MAGNANIMIDADE PARA COM O "MUNDO" É O QUE O HOMEM OFERECE AOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES.VENHA OUTRO QUE ESTE JÁ ESTÁ CARIMBADO.

No comments: