Thursday, December 6, 2007

PARA ESTE REGIME O PERIGO VEM DA EXTREMA-DIRETA...

Cabo Verde

.

Trafico de Droga

.

1. Cabo Verde ocupa uma posição privilegiada entre a África e a América do Sul, no eixo das principais rotas aéreas e marítimas. Um facto que não passou despercebido aos cárteis do narcotráfico. Por outro lado, possui uma vasta comunidade de emigrantes, cerca de um milhão de pessoas, espalhadas por Portugal, EUA, Holanda, França, Suiça, Itália e muitos outros países.
O facto do país ser pobre e com poucos recursos, facilita o recrutamento da sua população mais carenciada pelos grandes cartéis da droga. Uma situação que a comunidade internacional não tem dado a devida atenção, nem ajudado de forma adequada as autoridades cabo-verdianas a enfrentar o problema.

.

2. Desde os ano 90 que os cabo-verdianos tem ido um papel destacado como traficantes ou como “correios”, "mulas" ou "passadores".
Contratados por traficantes de países como Ghana, Nigéria, África do Sul, Brasil, Holanda, Bélgica, Espanha, Ilhas Canárias, Portugal, EUA ou a Colômbia, transportam a droga da África, América Latina ou a que é descarregada em Cabo Verde para a Europa.

3. Nos últimos anos acumulam-se indicios que Cabo Verde passou a fazer parte do poderoso eixo brasileiro de tráfico de cocaina para a Europa, funcionando como placa giratória.

.

4. Em diversos países não tem parado de aumentar o número de cabo-verdianos que são detidos por estarem ligados ao narcotráfico.
EUA. Concentram-se sobretudo na região de Boston. Desconhecem-se o número dos que estão presos. No entanto desde fins dos ano 90 que o número de deportados, após cumprirem as suas penas de prisão por tráfico de droga ultrapassa as largas centenas.

Portugal. Todos os anos mais de três centenas de cabo-verdianos são detidos por tráfico de droga. Entre os estrangeiros presos são o grupo mais numeroso. Alguns bairros degradados na região de Lisboa, como a Cova da Moura (Amadora), habitados sobretudo por cidadãos de Cabo Verde são noticia com alguma frequência na comunicação social por casos de tráfico de droga, assassinatos, roubos, etc.

Holanda. Os cabo-verdianos estão concentrados sobretudo nas cidades de Roterdão, Zaandam, Amesterdão e Delft. Desconhecem-se o número de presos, mas tem ocorrido muitos casos de repatriamento devido ao tráfico de droga.

Brasil. Devido ao crescente envolvimento no eixo brasileiro de trafico de droga para a Europa, não tem parado de aumentar o número de "mulas" cabo-verdianos detidos.

França. O número de cabo-verdianos presos é desconhecido, mas são muitos os casos relatados na comunicação social.

..


ACHO QUE DEVERIAM PROMOVER OS DO SOS RACISMO , BE E PACP A CONTROLADORES DE ALFÂNDEGA...

http://lusotopia.no.sapo.pt/indexCVTrafico.html

No comments: