Tuesday, September 18, 2007

LIBERALISMO VENEZUELANO RUMO AO BOLIVARIANISMO DE ROSTO CUBANO

Agencia Estado
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ameaçou hoje fechar ou expropriar todas as escolas privadas que se negarem a adequar seu currículo às linhas ideológicas do governo bolivariano. "A sociedade não pode aceitar que o setor privado faça o que bem entender", afirmou o líder venezuelano durante a inauguração de uma escola no primeiro dia do ano letivo na Venezuela. "Todos deverão se subordinar à Constituição e ao sistema educativo bolivariano e quem não quiser terá de fechar sua escola. Haverá intervenções, nacionalizações e assumiremos a responsabilidade sobre essas crianças", completou.

Segundo o presidente, todas as instituições de ensino do país deverão permitir a visita de inspetores indicados pelo governo, cujo principal objetivo será verificar se os conteúdos ministrados em sala de aula estão de acordo com o socialismo do século XXI. Um novo currículo escolar - elaborado por uma comissão ligada ao governo e livre dos "valores individualistas" dos sistemas de ensino capitalistas - deverá ficar pronto nos próximos 12 meses. Além disso, será determinada a adoção de novos livros didáticos.

De acordo com o ministro da Educação, Adán Chávez - irmão do presidente - até 2010, todas as escolas do país terão de inserir-se no sistema de educação bolivariano. Hoje, essa rede inclui a maior universidade do país (a Universidade Bolivariana da Venezuela), mais de 4 mil escolas públicas, missões educativas administradas com o auxílio de profissionais cubanos e um sistema de pré-escola para menores de seis anos - o "Simoncito" (diminutivo de Simón Bolívar).

No comments: