Thursday, September 13, 2007

DECISÃO E DECISORES

Uma das coisas que me admirava no antigamente era a idade dos dirigentes da altura.Velhos , muito velhos e no geral carecas.
A juventude montou o cavalo do poder em 25/4 e muitos ainda andam por aí em bons "cargos".Foi o que se chama on-the-job-training com os resultados à vista de todos.
Pela minha experiência um dos problemas da DECISÃO em Portugal é que ela é DECIDIDA por tipos em fim de carreira, no topo, pelo que mesmo que dê asneira o tipo fica , como todos ficaram, na maior, a gozar os rendimentos.
O processo decisório precisa ser reformulado.Devem ser atribuídas responsabilidades a quem propõe,nos níveis intermédios/altos do planeamento, que deve ser conhecido e em idade de não se poder furtar a responsabilidades futuras.
Se isso fosse adoptado, claro que os estados maiores planeadores não deixariam ninguém alterar as suas propostas e abastardar as suas ideias... e quem lá por cima se quisesse aproveitar CHUPAVA NO DEDO , diminuia a corrupção e incentivava-se o empreendedorismo e o mérito.Poupar-se-iam milhões e milhões...

No comments: