Tuesday, June 19, 2007

NO PSD TUDO É POSSÍVEL

Ex-médico de Santana abandona PSD por causa das salas de chuto



FRANCISCO ALMEIDA LEITE

Militante do PSD há mais de uma década, para onde entrou pela mão de Pedro Santana Lopes, Manuel Pinto-Coelho entregou o seu cartão de militante no dia 5 de Junho. A saída do PSD, revela o ex-médico de Santana quando este era primeiro-ministro, tem a ver com a política do partido em relação ao combate à droga e toxicodependência. "Vinha amadurecendo esta ideia há algum tempo, mas quando soube que o PSD em Lisboa tinha aprovado as salas de chuto na Assembleia Municipal, só com a oposição do CDS, fiquei decidido", diz Pinto-Coelho.

O médico, que se afastou entretanto de Santana Lopes, garante que teve uma conversa com Luís Marques Mendes antes do Verão de 2006 para trocarem ideias sobre o combate à toxicodependência: "Falámos durante uma hora e eu disse-lhe que para combater o problema da droga em Portugal era preciso coragem. Ele respondeu-me: 'E acha que eu não tenho?' Vejo agora que não tem, passou-se mais de um ano e nada. O que vejo? Aquele que era o meu partido a apoiar as salas de chuto".

Manuel Pinto-Coelho revela também ter conversado sobre o assunto com Paula Teixeira da Cruz, "quando ela era ainda vice-presidente do partido e não líder da distrital de Lisboa". À mesa do restaurante Pabe, a conversa ficou de evoluir para futuras colaborações. Pouco depois, sublinha o médico, "leio uma entrevista da senhora a dizer que era a favor da legalização de todas as drogas, incluindo as duras. Tive que ler aquilo duas ou três vezes, não queria acreditar".

A criação de salas de chuto fixas em Lisboa é "uma prática que a ONU condena e que nos coloca na cauda da Europa. Não há um único trabalho científico que fale do seu benefício", diz Pinto-Coelho. O médico sustenta que "a metadona é uma droga que vicia tanto como ou mais que a heroína e é muito mais violenta. E ninguém morre a ressacar".

Pinto-Coelho diz-se agora mais próximo com a posição do CDS/PP e garante até que irá apoiar Telmo Correia nas eleições de 15 de Julho. "Ele está contra as salas de chuto", lembra o médico, que não fala com o seu antigo amigo Pedro Santana


DEPOIS QUEIXEM-SE DA VOSSA FALTA DE COERÊNCIA...

No comments: