Thursday, June 14, 2007

KOSOVO - EUZKADI - CORSEGA -OLIVENÇA

Albaneses do Kosovo prontos a lutar pela independência



A paciência dos kosovares parece estar à beira do esgotamento, a avaliar por uma sondagem divulgada ontem, segundo a qual 40% dos albaneses da província estariam dispostos a manifestar-se e 3% a pegar em armas, caso o plano de Martti Ahtisaari seja vetado na ONU. Ontem, o Supremo Tribunal do Kosovo mandou prender de novo, por 30 dias, o líder independentista Albin Kurti, que chefia a "Autodeterminação", organização que quer a independência imediata deste território sérvio sob administração internacional.

Os albaneses representam 90% da população e o plano do enviado especial da ONU, Marti Ahtisaari, prevê o estatuto de independência (sem a palavra) com limitações, nomeadamente a segurança internacional a áreas de maioria sérvia.

Enquanto a questão do futuro estatuto do Kosovo entra na fase final de negociações na ONU, o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, lançou ontem novos avisos às potências ocidentais com assento no Conselho de Segurança, acusando-as (Estados Unidos, Reino Unido e França) de actuarem em grupo fechado. "Toda a resolução, toda a solução desta questão que não seja baseada num resultado equilibrado de negociações, um resultado aceitável para as duas partes [Sérvia e Kosovo] não será durável", disse Lavrov. Na terça, a Rússia foi excluída de uma reunião do grupo de contacto (que inclui EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Rússia). Os ocidentais querem acelerar a independência, que a Rússia ameaça vetar no conselho de segurança da ONU. | - L. N.

SE QUEREM LUTAR QUE SEJAM RETIRADAS TODAS AS TROPAS INTERNACIONAIS...

No comments: