Monday, May 21, 2007

ESQUERDA ESCLARECIDA

Sendero Luminoso ameaça de morte homossexuais



HELENA TECEDEIRO

A comunidade homossexual do Peru pediu protecção às autoridades após ter sido ameaçada de morte pelo movimento maoísta Sendero Luminoso. A 17 de Maio, dia internacional da luta contra a homofobia, mas também 27.º aniversário do início da luta armada para a organização terrorista, esta distribuiu panfletos nos quais atacava também as prostitutas, os alcoólicos, os traficantes de droga e os violadores.

Em comunicado, o Movimento dos Homossexuais de Lima explicou que as ameaças contidas nos panfletos se dirigiam a "quem protagonize actos de nepotismo, abuso de autoridade, assédio sexual, violação, tráfico e consumo de droga, prostituição, alcoolismo e homossexualidade". Giovanni Romero, o presidente da organização, disse à AFP já ter pedido uma audiência com o ministro do Interior para coordenar medidas de protecção aos homossexuais.

Mas as ameaças não são novas. Na época de maior violência política no Peru (entre 1980 e 2000, quando confrontos entre autoridades e guerrilheiros fizeram mais de 70 mil mortos) cerca de 500 gays, travestis e bissexuais foram assassinados por membros do Sendero Luminoso.

As actividades da guerrilha maoísta diminuíram desde a captura, em 1992, do seu líder, Abimael Guzmán. Mas na semana passada, a polícia de Lima desactivou cinco engenhos explosivos na cidade, alegadamente ali colocados por guerrilheiros. |

No comments: