Sunday, April 29, 2007

QUANTO CUSTA O TRATAMENTO DOS IMIGRANTES COM SIDA?

Sida: programa prevê menos um quarto das mortes
2007/04/27 | 16:31
Plano de prevenção pretende diminuir 25 por cento dos novos casos

A diminuição de um quarto dos novos casos e do número de mortes por Sida em Portugal é um objectivo do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção VIH/Sida, que está pronto, depois de recolhidos vários contributos, escreve a agência Lusa.

A informação foi avançada à Lusa pelo coordenador nacional para a infecção VIH/Sida, Henrique Barros, que sábado participa num encontro internacional sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana («HIV Meeting»), em Cascais.

No encontro serão passadas em revista as respostas terapêuticas existentes para o VIH/Sida e discutidas algumas novidades, como a publicada na edição de Abril da revista Lancet sobre o resultado de um ensaio de fase II do «raltegravir», um inibidor de «integrase» que é «uma inovação terapêutica de uma nova classe de anti-retrovíricos».

Os inibidores de «integrase» são uma nova classe de medicamentos para o tratamento do VIH/Sida em investigação, que inibem a inserção do ADN viral do VIH no ADN humano.

O «HIV Meeting» é um encontro certificado pela Ordem dos Médicos e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas (SPDI) e Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS), com o patrocínio de um laboratório.

No encontro participará Henrique Barros, coordenador do principal programa para reduzir o VIH/Sida em Portugal, o Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção VIH/Sida.

Este documento visa, até 2010, «reduzir em Portugal o número de novas infecções VIH, e diminuir pelo menos em 25 por cento o número de novos casos e de mortes por SIDA».

De acordo com o relatório do Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis, em 31 de Dezembro do ano passado estavam notificados em Portugal 30.366 casos de infecção VIH/Sida «nos diferentes estados de infecção».

Segundo este relatório, «os casos de Sida apresentam a confirmação do padrão epidemiológico registado anualmente desde 2000, verifica-se um aumento proporcional do número de casos de transmissão heterossexual e consequente diminuição (proporcional) dos casos associados à toxicodependência».

PARA QUEM NÃO GOSTE DA MANEIRA COMO SE COLOCA A QUESTÃO VÃO VER OS REQUISITOS EXIGIDOS A PORTUGUESES QUE QUEIRAM IR TRABALHAR PARA ALGUNS PALOP´S...

No comments: