Friday, April 27, 2007

JÁ TINHA O MEU VOTO...

Aznar condena sociedade multicultural



JOÃO PAULO MENDES

Antigo chefe do Governo espanhol desafia líderes a clarificar fronteiras da UE
O ex-primeiro-ministro espanhol José María Aznar condena o multiculturalismo na Europa, considerando que "sociedades multiculturais são sociedades divididas". O antigo líder conservador disse, quarta-feira à noite, num jantar no Palácio da Bolsa, no Porto, que este modelo "é um erro e um grande fracasso".

Falando para mais de uma centena de empresários, políticos e opinion makers, o antigo líder do Partido Popular considerou o multiculturalismo a "negação da sociedade democrática". Ao contrário do que alguns políticos defendem, Aznar não o vê como exemplo de tolerância. Pelo contrário. "Não é o mesmo uma Europa com 10% de imigrantes do que com 40%", assim como "não é o mesmo com maioria cristã ou muçulmana". Para o ex-governante, "os líderes políticos devem reflectir sobre as fronteiras da União Europeia, recuperar os nossos valores e não pensar só no politicamente correcto".

Coragem que só "grandes líderes" podem ter". Líderes como George Bush, Margareth Thatcher, Boris Ieltsin, Ronald Reagan, Tony Blair, George W. Bush e João Paulo II. E, de todos, Aznar considera o "papa polaco o líder mais importante" de todos quantos conheceu: "Foi decisivo para a queda do comunismo."

Bento XVI também foi elogiado. "Ele proferiu a frase mais inteligente das centenas que ouvi sobre os 50 anos do Tratado de Roma ao dizer que a Europa está condenada à inexistência." É que Aznar mostra-se céptico em que a resolução para o problema demográfico "se faça apenas com políticas de imigração".

Criticou, ainda os que condenam ditaduras de direita, mas aplaudem a ditadura comunista de Fidel Castro

No comments: