Sunday, April 15, 2007

FALSOS DIPLOMAS

Falso professor deu aulas durante 30 anos



Hugo Teixeira, Portalegre

O processo instaurado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo ao ex-presidente do conselho executivo da Escola Básica 2/3 Cristóvão Falcão, em Portalegre, por suspeitas de falsificação do certificado de habilitações, chegou ao fim, tendo sido aplicada a pena de demissão pelo Ministério da Educação.

O inquérito, que foi conduzido pela Inspecção-Geral de Educação, a António Maria Ramalho Raposo, de 53 anos e com quase três décadas de carreira, colocou logo no início da investigação o "falso docente" fora do estabelecimento de ensino, o que chocou de início os populares da pacata cidade.

A demissão de António Raposo, agora publicada em Diário da República, gerou na cidade alentejana várias reacções por parte dos populares, já que António Raposo é um homem bastante popular, tendo acumulado durante vários anos o ensino com a presidência da junta de uma das freguesias do concelho e a direcção do clube de futebol Desportivo Portalegrense.

O professor de Matemática, que entretanto foi substituído na presidência do conselho executivo daquele estabelecimento por Joaquim Correia, foi suspenso na sequência de uma denúncia escrita entregue na Inspecção de Educação e na Direcção Regional de Educação do Alentejo. Num dos seis pontos do documento elaborado pelo denunciante pode ler-se que António Raposo ludibria o sistema por "inexistência de habilitação para o efeito, constando do processo individual do docente o 'grau académico de licenciatura' em Economia e Finanças com a nota final de 13 valores, ministrado pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, estabelecimento de ensino que nunca frequentou".

A missiva acusava ainda Raposo de desenvolver no estabelecimento de ensino "comportamentos desequilibrados" e que "a sua prepotência intimida e chantageia os colegas que o contrariam".

QUANTOS MAIS NÃO HAVERÁ POR AÍ?CURIOSAMENTE É NO ESTADO QUE DEVEM SER PROCURADOS...

No comments: